colorido-fundo-branco

“Quando algo não está alinhado na nossa vida por conta de emoções e histórias não elaboradas, nosso corpo começa a sinalizar"

“Quando algo não está alinhado na nossa vida por conta de emoções e histórias não elaboradas, nosso corpo começa a sinalizar"

Por que fazer uma sessão de cromopuntura ?

  • Sofro de uma doença física recorrente: enxaquecas, infecções urinárias, alergias, sinusite… eu trato, mas sempre volta.
  • Descobri que tenho uma doença degenerativa e perdi a vontade de viver.
  • Minha relação com a comida é muito complicada. Tenho medo de engordar, mas muitas vezes exagero no prato e fico com culpa.
  • Nada dá jeito na minha insônia!
  • Depois de uma grande decepção, perdi minha autoconfiança e sinto que minha vida parou.
  • Meu filho tem dificuldades de concentração e não sei o que fazer.
  • Tenho medo de ter um filho e transmitir meus traumas para ele.
  • Não consigo engravidar, mesmo fazendo acompanhamento para fertilidade. 
  • Sinto dores no corpo quando estou ansioso. 

Mas afinal, o que é a Cromopuntura?

A Luz é a linguagem das células. Trabalhar com as cores nos pontos de acupuntura é curar, harmonizar, equilibrar e liberar memórias celulares.

Você sabia que…

O tratamento da cromopuntura ocorre através da energia luminosa (fótons), que emite vibrações eletromagnéticas, conduzindo informação para as células e estimulando a comunicação intracelular.

No mundo ocidental, estamos acostumados a correr para um médico especialista a cada vez que um sintoma se manifesta em nosso corpo.

Dor de estômago? Procuramos um gastroenterologista.

Infecção urinária? É um trabalho para um urologista ou um ginecologista.

Dores de cabeça? Marcamos consulta no neurologista.

Esses exemplos são exagerados, mas mostram o quanto nós não prevenimos, mas só procuramos ajuda quando a doença já está instalada. Também nos vemos como várias partes separadas sem relação umas com as outras.

Ora, a visão integral nos mostra que não é bem assim. O ser humano é inteiro; os órgãos trabalham em conjunto e dependem do bom funcionamento uns dos outros para encontrar o equilíbrio. Já as particularidades não-físicas como: a mente, ou seja, os aspectos psíquicos; o aspecto espiritual, ou seja, as crenças e valores de cada um; e também a história emocional da pessoa, sua ancestralidade  são, muitas vezes ignorados pela cultura ocidental.

A cromopuntura trabalha em todos esses aspectos a fim de restabelecer o equilíbrio do todo. “Cromo” significa cores e “Puntura”, pontos da acupuntura.

Nessa técnica, utilizamos os pontos da acupuntura para aplicar feixes de luz colorida através de um cristal. O procedimento é totalmente indolor. A cor escolhida para a aplicação corresponderá ao órgão doente, ao sintoma vivenciado e também ao que pode ter dado origem àquele sintoma. 

Com efeito, os sintomas físicos sempre terão uma correspondência com a história de vida do indivíduo. Uma infecção urinária recorrente, por exemplo, pode estar ligada a uma rejeição na infância. Os exemplos são múltiplos.

Este é, sem dúvida, o tratamento mais profundo que conheço: frequentemente, o efeito é sentido já na primeira sessão e, em muitos casos, o sintoma desaparece e não volta mais. A cor e o cristal trabalham profundamente na questão, penetrando nos tecidos e na historicidade daquele órgão desde o momento da construção do ser na barriga da mãe. Acontece assim uma verdadeira reprogramação das vivências da pessoa em ligação com aquele sintoma, permitindo que ela passe a olhar para a vida de forma diferente. 

A cromopuntura é uma terapia poderosa, gentil, não invasiva e indolor, que proporciona equilíbrio profundo e permanente.


E como a Cromopuntura pode me ajudar?

A cromopuntura pode ser usada em adultos e crianças para tratar traumas no corpo, memórias difíceis, questões de ancestralidade, doenças hereditárias e todo tipo de dificuldade física, emocional e espiritual, incluindo problemas de concentração, insônia e alimentação, infertilidade ou transtornos mais graves, como Parkinson e Alzheimer.

Ela é indicada para:

  • Doenças hormonais, doenças imunológicas, doenças degenerativas
  • Alergias, dores de cabeça, insônia, bronquites, sinusite, rinite, vertigem, hipertensão, inflamações
  • Depressão, bipolaridade, traumas, ansiedade, transtorno do sono
  • Perda de confiança, insegurança, estresse, mau humor
  • Infertilidade, cistites recidivas, problemas digestivos e sexuais
  • Obesidade, anorexia e bulimia
  • Transtornos de concentração e de coordenação nas crianças
  • Problemas de relacionamento: relação com a mãe e o pai, resolução de conflitos internos
  • Tratamento do pré-natal no ventre da mãe

Duração do tratamento:

– As sessões duram 1h30

– Indicação média de 3 a 10 sessões, de acordo com o diagnóstico e a necessidade do paciente

 
Site 23

"A Luz é a linguagem das células. Trabalhar com as cores nos pontos de acupuntura é curar, harmonizar, equilibrar e liberar memórias celulares"
Dra. Paula Eskinazi

A Terapeuta

Meu nome é Paula. Sou natural de Recife, Pernambuco, no nordeste do Brasil.

Meu interesse em psicologia começou por volta dos 14 anos. Foi quando tive, pela primeira vez, contato com Jung e suas ideias sobre o inconsciente coletivo, os arquétipos, a mitologia…

Na faculdade, cursei Fisioterapia por um ano e meio. Achava interessante a possibilidade de entender o funcionamento do corpo, como tudo se interligava. Mas ao fim de um ano e meio de curso, ficou bem claro que aquele não era meu caminho e, apesar da resistência da família, pedi a transferência para o curso de Psicologia.

 

Fiquei encantada com o estudo da mente, das relações e do comportamento humano. Foi uma revelação.

 

Outra revelação ainda maior veio ainda no meu primeiro ano, quando fiz um estágio em uma ONG budista (NEIMFA) na favela do Coque, considerada a mais violenta do Recife. Ali, eu desenvolvia um trabalho de grupo com crianças desfavorecidas e os pais delas.

 

A NEIMFA adotava uma abordagem Transpessoal. A Psicologia Transpessoal é uma escola de pensamento transdisciplinar que estuda o ser humano em sua totalidade, incluindo os aspectos espirituais, sociológicos e históricos, além de reconhecer o potencial dos diferentes estados de consciência. Essa abordagem fazia muito mais sentido para mim do que a psicologia clássica.

 

Ao mesmo tempo, também trabalhei durante 5 anos como cuidadora em um dispositivo extra-hospitalar. Eu tomava conta de pacientes que saíram de longos anos de internação psiquiátrica para voltarem a viver em sociedade. Essa experiência também foi muito rica. 

 

Em 2012, minha vida mudou completamente após uma viagem de férias a Nice, na França. Assim que desembarquei no país senti uma identificação imediata. Foi muito difícil retornar a Recife depois dessa experiência.

 

Assim, eu quis entender melhor como era se sentir em casa fora do meu país de origem, e consegui uma bolsa integral para cursar o mestrado em Psicologia Intercultural da Universidade Paris XIII. Foi nesse curso que me especializei nos diversos assuntos ligados à imigração com que trabalho até hoje: o bilinguismo, os casais interculturais, adaptação e a integração do imigrante, os conflitos familiares, os conflitos do imigrante com a cultura local, os imigrantes ilegais… 

 

Em seguida, engatei um doutorado em Psicologia Intercultural com o tema da Obesidade. Também dei aulas na Universidade Paris XIII das disciplinas Identidade e migração e Psicopatologia da criança

 

Foi somente ao cabo de 9 anos de profissão que de fato percebi que precisava criar uma nova forma de trabalhar, uma forma só minha, em que passaria a olhar o ser humano de forma integral. Senti que precisava sair do mental (tão valorizado na psicologia clássica) para ir para o corpo, para a intuição – não só dos pacientes, mas também a minha. 

 

Em 2017, tomei contato com a cromopuntura, no curso de Medicina Esogética do Instituto Internacional Peter Mandel (Alemanha). Essa técnica ampliou a minha prática (e também a minha vida). Com a psicologia, eu podia trabalhar com a mente. A cromopuntura permitia também que eu tratasse o corpo e a alma, com todas as enfermidades que poderiam surgir a partir da história de vida de cada um.

 

Sentindo o fim de mais um ciclo, decidi sair de Paris em 2020, rumo a Annecy. Tenho uma afinidade especial pelas montanhas e lagos dessa região, que se confirmava a cada vez que eu viajava à Suíça para minha formação profissional de cromopuntura, em Morges. A formação durou 3 anos, entre idas e voltas de trem nos finais de semana. Também fui “cobaia” de todos os tratamentos que estava aprendendo, de maneira a poder oferecê-los a meus clientes conhecendo profundamente todos os efeitos.  

 

Foi apenas durante essa formação, quando recomecei a estudar o corpo humano, sua anatomia e neuroanatomia, que entendi porque tinha escolhido inicialmente a fisioterapia. 

 

Hoje, é uma honra poder oferecer essa técnica na Suíça, no país onde me formei.

 

Em minhas consultas, procuro avaliar o cliente como um todo e entender se a questão que ela me traz é individual, corporal, energética ou familiar – ou todos esses aspectos juntos! Eu ofereço um atendimento a partir de todas essas questões. Assim, o cliente percebe que é inteiro, não somente um todo constituído de várias partes que não “conversam” entre si. 

 

Este é o método de tratamento do ser humano em todos os seus aspectos que se chama Psicologia Integral

paula2

"Refletir sobre suas crenças, sentimentos, história de vida e situações antigas e atuais é o caminho para entender o que o seu corpo lhe diz." Dra. Paula Eskinazi

Testemunhos

IMG 9182 scaled
Site 12
DSC07155 (1)
site 20
IMG 9182 scaled
Site 12
DSC07155 (1)
site 20

+41 77 498 78 58
contact@psychologie-integrale.com
Rue de Rive, 28 1260 Nyon